1. Instrumentos e materiais necessários: 01 enxadão, 01 balde, tesoura ou faca.
2. Escolher a planta ao acaso, independentemente do tamanho, caminhando em ziguezague pela área.
3. Com um enxadão, coletar as amostras, até a profundidade de 25 cm, de modo a se conseguir a maior quantidade de raízes possível. As amostras devem ser retiradas na região correspondente à projeção da copa. Quanto ao tipo de raízes, a maior parte coletada deve ser de radicelas.
4. Com o auxílio da tesoura ou faca, cortar as raízes vivas, e colocá-las no balde. Atenção: Não retirar as raízes das plantas que estão no meio das reboleiras. Procurar rodeá-las.
5. Pegar uma quantidade de solo, equivalente a uma mão cheia, e colocar no mesmo balde em que estão as raízes.
6. Repetir a mesma operação 09 vezes, de modo a completar 10 subamostras por talhão, ou área equivalente a 10 hectares. Logo, deve-se coletar 01 amostra composta por talhão.
7. Quando se tratar de viveiros, escolher ao acaso 10 mudas para cada lote de 1.000 mudas, formadas por plantas da mesma espécie e variedade. Para maior facilidade de embalagem e transporte, a parte aérea das plantas poderá ser eliminada, efetuando-se o corte do caule logo acima do nível do solo. No caso de mudas de grande porte (frutíferas, por exemplo), não é preciso colher a planta toda, bastando tomar parte de suas radicelas e do solo aderente a estas. Em qualquer dos casos, a amostra composta deve conter pelo menos meio (0,5) litro de solo e cinquenta (50) gramas de radicelas.
8. Raízes da cultura presente na área a ser analisada deverão, sempre, ser enviadas para que sejam identificados os nematoides endoparasitos. Caso não haja cultura instalada no local, raízes de ervas daninhas, principalmente de joá-bravo, maria pretinha, caruru, beldroega ou campainha, deverão ser coletadas e enviadas, misturadas ao solo.
9. Identificar a amostra, colando uma etiqueta enumerada na embalagem. Em seguida, retirar as raízes do balde (no mínimo 50 g) e colocar nesta embalagem.Misturar o solo contido no balde e tomar 0,5 L (meio litro) de solo, colocando-o juntamente com as raízes (50 g) (neste saco plástico). Importante: as raízes devem ser bem misturadas ao solo.
10. Preencher os dados da ficha de campo (site), colocando, também, o número da amostra, e enviara amostra para o Laboratório de Nematologia ANNA, com a maior brevidade possível. Caso não seja possível, as amostras podem ser armazenadas na parte de baixo de uma geladeira comum (lugar onde se colocam legumes e frutas), ou em sala com ar condicionado ligado, por um período máximo de 04 dias.
Se você deseja obter mais informações sobre nossos serviços ou discutir outros detalhes, por favor, utilize nosso formulário de contato ou utilize nossos dados ao lado para entrar em contato conosco via email ou, alternativamente, fale conosco por meio do endereço ou número de telefone.
Fale Conosco